Fundado em 1965, o Museu Nacional do Espiritismo tem como proposta preservar, pesquisar, construir e divulgar a Cultura Espírita, promovendo um novo olhar para o Espiritismo do Século XXI.

O Museu Nacional do Espiritismo – MUNESPI, nasceu simultaneamente com a SBEE, quando da transformação do Centro Experimental de Estudos Espíritas Afonso Pena em Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas. Seu objetivo fundamental é o de atuar como agente de promoção da cultura Espírita, em âmbitos Municipal, Estadual e Nacional.

O acervo do MUNESPI compreende objetos e documentos relativos à História do Movimento Espírita Brasileiro e de seus principais Médiuns, bem como o produto resultante do processo mediúnico: Fotografias, Gravações em Fitas Magnéticas, Psicografias, Psicopictografias, Materializações , etc.

Além da conservação e exposição de seus bens culturais, desenvolve pesquisas relacionadas sobre seu acervo e frentes correlatas.

A proposta do Museu Nacional do Espiritismo, é a de estar sempre aberto ao estudo científico de tudo o que se referir ao espiritismo, no sentido de organizar, conservar, classificar, catalogar, restaurar e contextualizar o resultado do processo mediúnico.

No evento da reinauguração, após a reforma do MUNESPI, o Dr. Leocádio proferiu as seguintes palavras:

Primeiro eu quero dizer para vocês que foi realmente muito significativo toda a homenagem que fizeram, mas foi extremamente importante a inauguração do museu. É preciso… Eu vou deixar uma frase que eu quero que vocês pensem sobre o museu. O museu é um grito de dentro do passado, dialogando com o presente, sensibilizando a construção do futuro.

É preciso pensar um pouco sobre o museu. Ele representa todo um processo cultural envolvente. Assim sendo, é de extrema significação que a Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas mantenham um museu e que, disse “o instrumento” a vocês todos, que é preciso constituir o tripé da cultura espírita.

O Arquivo Nacional Espírita, a Biblioteca Nacional Espírita e o museu, com as peças evidentemente museais. É extremamente importante que vocês entendam essa significação de uma instituição como um museu. Quando vocês entendem, vocês conseguem ver imediatamente, ouvir o silêncio e sentir a sua leveza.

O museu tem isso. Ele tem um silêncio extraordinário e tem uma leveza no processo de construção. Foi muito bonito.

Espero que você mantenha dentro desse padrão. É um padrão que a irmã Marina, que conhece mais do que eu, e conhece não é, achou excelente. Acha que é preciso, que até seria um modelo nacional, porque vocês fizeram muito bem feito e disse-me ela, que entende bem desses quadros museológicos, de que é difícil até encontrar uma exposição e uma composição contextualizada, como estão as peças desse museu.

(…)

CRUZ, Maury Rodrigues da. Psicofonia: áudio “Doutor Leocádio”. Registro original em 20 maio 2013. MUNESPI.

 

 

 

 

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO:

QUARTA – Das 20h às 22h
SÁBADO – Das 16h às 18h

Agende uma visita através do email:
coordenacao@munespi.com.br

Rua Guilherme Ihlenfeldt, 663 – Bacacheri – Curitiba – Paraná CEP 82.620-035

Horários de visitas:
QUARTA – Das 20h às 22h
SÁBADO – Das 16h às 18h

FUNDADO EM 1965

 Termos de Uso | Política de Privacidade | Expediente

© 2023 Created with Royal Elementor Addons