A Sociedade Brasileira de Estudo Espíritas vem cumprindo sua missão social desde 1953 quando fundada. Seu idealizador, o professor Maury Rodrigues da Cruz, foi inspirado e orientado por espíritos mentores visando a continuidade do projeto doutrinário espírita.
Este novo olhar importa fundamentalmente para o espiritismo no século XXI, uma vez que estabelece a conexão da Doutrina dos Espíritos com a atualidade dos saberes científico, filosófico e religioso. Podemos encontrar nas suas obras de causa publicadas, importante marco de diálogo com a atualidade do conhecimento espírita, destacando aqui o humilde propósito de contribuição da SBEE com o movimento espírita nacional, e a preocupação de estabelecer um profícuo diálogo com a sociedade como um todo.
Na Doutrina dos Espíritos os saberes são universais, não contraditórios, porque experimentados e dimensionados pelos espíritos manifestantes, a longo prazo. Esses conhecimentos vão se complementando de tempos em tempos a fim de contribuir através de ideias chave, com os valores universais das religiões, buscando sempre esclarecer e clarear os pontos mais controversos dos saberes constituídos.